quinta-feira, 7 de julho de 2011

Leia só QUANDO DEIXAR DE FUMAR!


        Talvez que o  fantasma que assombra o ex-fumante e também, quem está com vontade de parar de fumar, são uns quilinhos extras que se adquirem em razão  da ansiedade e da melhora significativa do olfato e paladar.

       Não é aconselhável iniciar um regime assim que parar de fumar, pois  já está a ser privado do velho hábito de fumar e se assim proceder corre o risco (provávelmmente) da recaída.

       Se necessita enganar a fome, ter sempre a mão, alimentos saudáveis, sem calorias e que, normalmente, não combinem com o cigarro; frutas, iogurte desnatado, água com  limão, cenoura, pepino, chicletes sem açúcar, bolachas, gelatinas, loukums e alimentos dietéticos, sucos com sabores diferentes daqueles que lembram o cigarro, chás que não contenham cafeína e, principalmente muita água, o mais gelado preferencialmente

     Deve lembrar-se que, naquelas horas em que a vontade de fumar é mais intensa, como  pela manhã, após as refeições e em festas, os alimentos podem ajudar, sem risco de engordar.
     Após  as refeições, elimine o cafézito e não estagne de perna alçada muito tempo à mesa. Assim que terminar a refeição, escove imediatamente os dentes, para tirar o gosto dos alimentos e assim evitará a vontade de fumar.

     Nos primeiros dias, após deixar de fumar, tente mudar a rotina, evite as festas e barzitos, pois as bebidas alcóolicas (as companhias) atraem o cigarro e deixam a pessoa mais vulnerável.

     A principal recomendação é incluir exercícios físicos no seu dia a dia, pois além de evitar o ganho de peso vai ajudar também na sensação de prazer e saciedade. Vale a pena lembrar que quando iniciar qualquer atividade física, deve aconselhar se com um terapeuta devidamente competente e/ou consultar um médico, fazer a avaliação física e começar em um ritmo moderado, para evitar lesões ou outros.

     Lembre -se sempre, e a todo o momento que parar de fumar é o melhor investimento que  pode fazer por Si,  para seus entes queridos  e quem sabe pelo outro com quem vive.
Agora PARE e SORRIA.