Consideram se sómente dois tipos desta doença: doença de Raynaud primária: é a mais comum e ocorre por si só. Doença de Raynaud secundária: está associada a doenças das artérias, tais como: ateroesclerose; doença de Buerger; artrite reumatóide; síndrome de Sjogren; esclerodermia e lúpus eritematoso sistêmico.
Se a doença de Raynaud secundária não fôr tratada pode acabar em gangrena das referidas extremidades. Há outras razões deste distúrbio que podem ser: lesão repetitiva (especialmente vibrações como aquelas produzidas ao digitar, certas actividades de característica profissional ou talvez tocar piano); excesso de certos medicamentos (beta-bloqueadores, quimioterápicos, remédios que contêm estrógeno, entre outros) e tabagismo. Esta síndrome ataca, na maioria dos casos, mulheres entre 15 e 40 anos.
A supressão do fluxo sanguíneo faz com que os dedos, nariz e orelhas fiquem brancos e, em seguida, azuis. Quando o fluxo de sangue retorna às extremidades, tais áreas ficam avermelhadas e posteriormente voltam à côr normal. Estes episódios podem durar minutos ou até mesmo horas, e causam geralmente dor e formigueriro.
Uma vez mais a prática de exercíos meditativos e respiratórios, que convidem ao relaxamento assim que recorrer a um hipnologo ou psicoterapeuta é muito indicada e benéfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário