quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O coçar tudo vai do começar

O que acontece na pele quando você sente uma coceira ou comichão?

O corpo humano é coberto por cerca de dois metros quadrados de pele. A pele é o único órgão constantemente exposto a irritações pelo contato com objetos e substâncias. As coceiras mais sérias podem ser causadas por alergias, doenças, infecções ou problemas emocionais. Neste artigo, vamos saber o que pode causar as coceiras.
A coceira, também conhecida como prurido, começa quase sempre com algum tipo de estímulo externo, que pode ser originado por insetos, pó,restos de tecido e pêlos. Assim como a sensação de cócegas, a coceira é um mecanismo interno de defesa.
Quando se dá o estímulo na pele, ele pode não incomodar a princípio, mas logo vai começar a coçar. Logo que o fio de cabelo ou o pó lhe encostar à pele,os receptores na derme ficam irritados. Em frações de segundo, esses receptores enviam pelas fibras da pele um sinal para a medula espinhal e depois para o córtex cerebral.
As mesmas fibras que enviam os sinais de coceira também são usadas para enviar sinais de dor para o cérebro, o que levou alguns cientistas a acreditar que a coceira era uma forma de dor leve. Essa idéia foi depois descartada devido a pesquisas que mostraram que a dor e a coceira produziam reações opostas. A dor desestimula o desejo de encostar no seu foco, enquanto a coceira nos dá vontade de arranhar e coçar a pele.
Assim que sentimos uma coceira, nossa reação natural é arranhar o local. O motivo para essa reação é simples: queremos nos livrar da irritação o mais rápido possível. Ao arranhar a área da irritação, sente-se alívio. Quando o cérebro percebe que o local foi arranhado, afastando o agente irritante, o sinal enviado para o cérebro de que você tem uma coceira é interrompido, e deixa de ser reconhecido.
Mesmo que você não remova o agente irritante, o ato de arranhar vai causar uma pequena dor e desviar a atenção da coceira. O agente irritante que causou a coceira é muito pequeno (talvez tenha apenas alguns mícrons), afetando apenas algumas terminações nervosas. Quando você arranha o local onde se encontra o agente irritante, não apenas o remove como também irrita outras terminações nervosas além daquelas que já foram irritadas.
Por que sentimos coceira?
Conheça a importante função em nosso corpo dessa sensação desagradável!
O incômodo da coceira é um aviso de que o corpo entrou em contato com alguma substância estranha, como a saliva do mosquito que nos pica, ou até com alguma substância perigosa, como contêm certas plantas. Justamente por ser desagradável, a coceira tem uma função importante para o corpo: fazer com que a gente fique longe de quem a causou, seja poeira, remédio, planta ou inseto.
No caso de uma picada, não culpe de malandro o pobre do mosquito que deixou aqueles calombos vermelhos nos seus tornozelos. Na verdade, o culpado pela coceira é nosso próprio corpo. O que causa a coceira não é a picada do mosquito em si, e sim, a histamina, uma das armas que nosso corpo produz para combater as substâncias estranhas, como a saliva do mosquitoque foi  deixada no local da picada.
Quando o sistema de defesa do corpo deteta substâncias estranhas, uma de suas primeiras ações é libertar a histamina. Ela aumenta a circulação de sangue no local, deixando a pele vermelha e inchada. Por outro lado, o sangue que aumentou sua circulação traz mais células de defesa. Isso faz com que as substâncias estranhas sejam eliminadas mais rapidamente. Logo, a histamina pode ser considerada uma aliada do corpo.
Pena é que a histamina tenha também o efeito desagradável de causar a coceira. A boa notícia é que a vontade irresistível de coçar a pele também tem sua função. Quando nós coçamos o local da picada do mosquito, por exemplo, isso aumenta ainda mais a circulação de sangue no local (e deixa a pele ainda mais avermelhada também!). Como o sangue facilita o trabalho do sistema de defesa do corpo... coçar não faz mal! Pelo contrário: se a gente se coçar e for  bem coçado, a coceira acaba passando. O quê? Aonde é que aprendeu essas coisas?
É isso mesmo: a coceira é tão importante que tem uma parte do sistema nervoso dedicada somente a ela. Imaginem só para a comichão! Dos muitos nervos que levam sinais do corpo para o cérebro, alguns respondem ao toque, outros, somente ao calor, outros, somente ao frio, outros, somente à dor... Há quatro anos, os cientistas descobriram que alguns desses nervos respondem somente à histamina. Por isso, a histamina provoca uma sensação diferente da sensação do toque e da dor.
Curioso é que os nervos da dor "comandam" os nervos da coceira. Isso quer dizer que, quando o lugar que está sendo coçado começa a doer, os nervos da dor "desligam" os nervos da coceira, que param de enviar sinais ao cérebro. Por isso, coçar a pele até causar uma leve (eu disse: leve!) sensação de dor que acaba com a coceira e dá aqueeele tãoo bomm aalívio. Tenha cuidado para não se coçar demais, porque senão você pode trocar a coceira por uma ferida na pele. Ah  beurkk.
Consulte um Homeopata que lhe trará o merecido e esperado resultado que tanto deseja.
Ligue para marcação antes de evoluir ainda mais, deixe seu contacto ou envie o seu correio para:
metasaude@hotmail.com  ou  mettanaturagmail.com
Grato pela visita. Volte sempre

Sem comentários:

Enviar um comentário